domingo, 7 de outubro de 2012

Benefícios de Pular Corda

Como já cantavam o Trem da Alegria “faz bem a saúde, movimenta o corpo”... Pular corda é um ótimo e divertido exercício, e pode sim ajudar no emagrecimento!

Benefícios de pular corda:

 - emagrece
- tonifica as penas e o bumbum
- diminui celulite
- 20 minutos pulando queima cerca de 350 calorias
- ajuda na respiração, melhora a resistência
- pode ser praticado em qualquer lugar
- exercício prático
- melhor a força, o equilíbrio, agilidade e a coordenação motora


Segue o vídeo que me inspirou para fazer este post e logo que terminar correr para a garagem pular corda:


Emagreça Pulando Corda


Acessórios:
 (link)

- As melhores cordas são as feitas de plástico e vinil. Aquelas feitas de nylon, couro ou sisal são contra-indicadas por serem muito leves, podendo causar acidentes.

- Escolha um tênis apropriado que absorva o impacto da atividade.


Diversas formas de pular:

Pular corda: movimentos e exercícios ótimos para o corpo



Cuidados:
(link)

Antes de começar, porém, é bom saber que pessoas que apresentam lesões no joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar esta atividade, já que ela é de grande impacto. Se você estiver muito acima do peso também deve evitar, para não sobrecarregar seus joelhos e pés. 

Lembre-se de fazer um exame médico e de alongar antes e depois da atividade. Se você está sedentário, deve ainda começar de forma leve, respeitando o seu corpo e os seus limites. 

Não esqueça, também, de manter a hidratação corporal, bebendo água ou bebidas isotônicas durante a prática. Também tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico.

Por último, lembre-se de respeitar períodos de recuperação após a atividade, pois é no repouso que melhoramos o condicionamento físico. O ideal é intercalar um dia de atividade com um dia de repouso.


Dicas para treino:
 (link)

 Iniciante: 3 x por semana (A + B + C)
Intermediário: 4 x por semana (A + B + C + A)
Avançado: 5 x por semana (A + B + C + A + B)

TREINO A
Pule corda por 30 segundos e dê uma pausa de 30 segundos.
Faça essa sequência 15 vezes ou até completar 20 minutos.
Gasto calórico: 130 cal (em média)

TREINO B
Pule corda por 30 segundos, corra leve (iniciante) ou corra rápido (intermediária ou avançada) por 2 minutos e dê uma pausa de 1 minuto.
Faça essa sequência 8 vezes ou até completar 20 minutos.
Gasto calórico: 180 cal (em média).

TREINO C
Pule corda por 1 minuto e descanse por 30 segundos.
Faça essa sequência 15 vezes ou até completar 20 minutos.
Gasto calórico: 150 cal (em média).

Dicas de extrema importância:
1- Se você está há muito tempo sem praticar atividade física, opte por caminhar no treino B.
2 - Toda vez que sentir que está ofegante demais, desacelere.
3 - Para saber se você está fazendo os exercícios na velocidade correta, confira as explicações abaixo.

Pular corda: se possível, pule com as pernas unidas e num ritmo médio – a corda bate no chão a cada segundo e a respiração fica ofegante. Aumente a velocidade aos poucos.

Corrida leve: é um trote, ou seja, o meio do caminho entre a caminhada e a corrida. A velocidade é só um pouco maior que a caminhada rápida, mas o movimento é o da corrida. Para quem apenas anda, a sensação de esforço é grande (mas, para quem corre, o trote é moleza).

Corrida rápida: o exercício se torna muito cansativo e a respiração fica ofegante.

Corda virtual: Você não tem familiaridade com a corda? Então comece o treino sem o acessório, apenas reproduzindo o movimento. Na verdade, vai dar saltitos no lugar. Assim, não corre o risco de se atrapalhar, pisar na corda e tropeçar. O exercício vai render mais.
 
  E então? Curtiram o tema???
Espero que empolgue vocês também...
Uma ótima dica para se exercitar em casa!!!

Minha sobrinha é viciiiaaadaaa... todo tempo, toda hora, com uma corda na mão ela sai pulando por aí hehe... Se eu contar a ela que estou pulando ela vai ficar empolgada... hihi...


Agora vale terminar este post com uma das minhas músicas favoritas na infância:

Pular Corda -  Trem da alegria


 De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)
De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)
Faz bem à saúde, Movimenta o corpo
De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda

De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)
De todas brincadeiras que eu gosto a melhor é pular corda (é pular corda)
É o maior barato, Treme o coração
De todos os esportes que eu faço o melhor é pular corda (é pular corda)

O homem bateu em minha porta. E eu abri
Senhoras e senhores, ponha a mão no chão
Senhoras e senhores, pule de um pé só
Senhoras e senhores, dê uma rodadinha
E vá pro olho da rua
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar
Pula, pula, pula, pula, pula, pula sem parar 


#ficaadica
Beijinhos
Juçara

7 comentários:

  1. Muito legal! A gente tem que procurar várias opções econômicas para não enjoar e não ter desculpas.

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  2. Que legal! Eu quero emagrecer e logo logo pular muita corda. O meu sonho é correr (de levinho). Estou focada nisso no momento!
    Boa semana, Sol.

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  3. lembrei de quando eu era criança agora.. vivia brincando de corda e de elástico na rua na frente de casa..kkkkkk.. minha mãe tinha que quase me bater pra me por pra dentro..rs. bjoks lindeza e ótima semana

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  4. Me complico toda para pular corda sem falar que coitado do vizinho do andar de baixo beijos e boa semana

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  5. Oii... nossa eu lembro que quando era criança gostava muito de pular corda, mas sabe o que me incomoda em pular corda hoje em dia são as peitcholas, mesmo com top elas balançam e me incomoda um pouco hahaha
    mas é uma ótima opção para acabar com as desculpas e se exercitar em casa =D
    tenha uma ótima semana! beijoss

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  6. Ótima dica!

    Aumenta nosso batimento efaz derreter nossas gordurinhas extras :-)

    Bom final de semana!

    ♥ Sucesso ♥
    ---------------- ☼ Érika ☼ ---------------
    transformandogorduraemenergia.blogspot.com

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